A ARCA DA ALIANÇA (ÊXODO 25:10)



Qual a parte do corpo que melhor representaria a arca da aliança?
A arca da aliança era um objeto construído com as seguintes finalidades; guardar, preservar e transportar as tábuas da lei.
Mas, aonde é que Deus deseja que sua lei, isto é, seu amor (Rm. 13:10, Mt. 22:36) Sua natureza ou caráter (Rm. 7:14; I João 4:8) seus atributos ou virtudes (Sl. 19:7-8; Rm. 7:12; Sl. 119: 142) estejam para sempre?
(Sal. 119:11; Ez. 36: 26-27; Heb. 8:10) Os textos bíblicos falam por si sóNo coração e/ou na mente de todos os homens.
A arca prefigura o coração e mente do homem,
As tábuas da lei contendo os dez mandamentos, prefiguravam a presença de Deus no coração e na mente do homem, que afastado de Deus, encontra-se endurecido pelo pecado, como uma fria pedra. Mas ao mesmo tempo as tábuas da lei, representavam a eternidade e a imutabilidade do caráter Divino.
Assim como o coração fica protegido na cavidade torácica e o cérebro protegido pelo crânio, as tabuas da lei ficavam guardadas no interior da arca.
Ninguém poderia olhar para o interior da arca ou mesmo toca-la a não ser o sumo sacerdote que prefigurava Cristo, nosso sumo sacerdote, isto é óbvio, visto que ninguém tem o poder de olhar ou de ver o que esta dentro do coração e da mente do homem a não ser Cristo, e Deus o Pai que deu a Cristo este poder.
Informações adicionais sobre a arca:
Material: A arca era um baú feita de madeira de acácia revestida de ouro puro no interior e exteriormente. Possuia uma cobertura, uma tampa, denominada propiciatório, que continha em sua superfície, a imagem de dois querubins de ouro puro.
Ninguém poderiam tocá-la, seria morte certa (Uzá morreu por ter tocado na arca - IISm 6:6 e 7 e alguns homens da cidade Bete-Semes que olharam para dentro da arca - I Sm. 6:19 ). Ex 25:10-16 Dentro da arca havia as tábuas de pedra com os 10 mandamentos escritos por Deus.
A tampa da arca que chama-se propiciatório, segundo 1 Jo 2: 2 e 4: 10 era uma figura ou símbolo do Messias. "...ele é a propiciação pelos nossos pecados". Isto significa que a tampa da arca simboliza Cristo porque deu a sua vida em nosso favor, e ainda intercede por nós. Mas também simboliza todo verdadeiro cristão, que dá a sua vida em favor dos irmãos e que intercede por todos homens. (I João 3:16; I Tm. 2:1)
A arca construída pelo povo de Deus e que foi colocada no santíssimo, logo após a destruição do templo de Salomão pelos babilônicos em 586 a.C, segundo a tradição judaica diz que ela foi escondida por homens santos antes de a cidade ser saqueada, por isso ela não estava no templo de Zorobabel nem o de Herodes.
Deus escreveu os mandamentos em duas tábuas de pedra que Ele mesmo tinha lavrado e o entregou a Moisés. Pela rebeldia do povo, Moisés as quebrou e então teve de lavrar outras pedras e levá-las a Deus que escreveu novamente os mandamentos. Essas tábuas foram colocadas dentro da arca, como símbolo da Justiça Divina. (Ex 24:12; 31:18; 32:19; 34:1; 34:4).